Os chamados FIDC’s estão tornado-se cada vez mais atrativos aos empresários de factoring em função de diversos fatores, dentre eles destacamos a redução da carga tributária, possibilidade de captação de recursos de investidores, possibilidade de operar com empresas sacadas que não pagavam seus títulos para factoring, entre outros. Desenvolvemos uma completa integração de sistemas com os principais bancos fornecedores deste tipo de solução para factorings.
A Venture desenvolveu e implementou no sistema Vmoney o conceito de operações de FIDC´s.
Os recursos que contemplam esta solução são:
Multi-Fundo – O sistema Vmoney está preparado para operar com mais de um fundo ativo simultaneamente.
Parametrização no cadastro de cedente – Permitir ao empresário de factoring apontar quais são os cedentes que podem operar no Fundo.
Parametrização dos Fundos – Informar os dados cadastrais de cada Fundo, além de informações de elegibilidade (prazos, valores, concentrações e etc.)
Contratos de Cessão – Emissão de contratos diferenciados para esta modalidade de operação
Termos de Cessão – Para cada operação realizada no fundo, um termo de cessão é emitido pelo sistema
Cálculos diferenciados – A metodologia de calculo de compra de títulos de um fundo de recebíveis é diferente da utilizada na compra convencional do factoring.
Integração com sistemas externos – Através de um clique de mouse, o sistema gera e transmite os dados das operações para o banco custodiante do FIDC.
Tratamento diferenciado da carteira – A segregação do “contas a receber” em carteiras separadas, permite ao empresário e gestor do risco, identificar quais são os títulos estão na factoring ou em qualquer um dos fundos cadastrados.
Instruções – Para determinados fundos, nem todas as instruções podem ser executadas, além disto, existem instruções novas instruções específicas para movimentação de títulos que estão nos fundos.
Relatórios – Uma série de novos relatórios foram desenvolvidos para auxiliar na gestão das carteiras dos FIDC´s.